Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
OIT: 20,9 milhões de pessoas no mundo são vítimas de trabalho forçado
por Jousi Quevedo | A Força Sindical classificou como decepcionante o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2012.
E avaliou que os números devem servir de alerta para o governo, que tem sido lento nas decisões econômicas emergenciais voltadas ao fomento do mercado interno e à geração de postos de trabalho.
Questões estruturais como juros altos, apesar das quedas seguidas, ainda são uma trava para o setor produtivo e o crescimento do país. Nossa indústria está de mãos e pés amarrados, impossibilitada de crescer. Falta infraestrutura, incentivo à inovação, capital de giro e mão de obra qualificada", disse a central, em nota.
De acordo com o secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves, o fraco desempenho do PIB está ligado à concorrência internacional, à valorização do real e à falta de competitividade da indústria brasileira. "Temos de facilitar o crédito na compra de maquinário, para qualificação profissional, para podermos pensar em um crescimento de mais longo prazo".
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.