Para presidente do Sindec-POA, FST 2013 aponta para o diálogo social na proposição de políticas públicas
por Jousi Quevedo | Reunião na Prefeitura concentra mobilização para organização do Fórum em Porto Alegre.
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participou ontem de reunião com o Secretário de Governança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Cezar Busatto, sobre a realização do Fórum Social Temático 2013 cujo tema deverá ser "Cidades Sustentáveis".
Neco considera que o evento deve continuar em Porto Alegre, uma cidade vanguarda na discussão de políticas públicas. "O Fórum tem tudo a ver com a cidade, ainda mais a partir do tema que vai abordar em 2013, as cidades sustentáveis. Somos parceiros da Prefeitura na realização desta iniciativa que busca construir políticas públicas pelo diálogo social. E essa deverá ser a tônica dos debates", afirmou Neco.
O presidente da Força Verde e secretário do Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, acompanhou o encontro, tratando de detalhes da organização com Daniely Votto, assessora para questões internacionais da Secretaria Municipal de Governança.
É de fundamental importância as definições de ações conjuntas para que o Fórum 2013 e os próximos ocorram em Porto Alegre", apontou Lélio Falcão.
Dentre os assuntos tratados, também está o Escritório do Fórum Social Mundial na Usina do Gasômetro, ações de divulgação do FST 2013 e organização do Mundo do Trabalho.
O presidente Nilton Neco afirmou sua colaboração na mobilização de sindicalistas e trabalhadores internacionais para que estejam em Porto Alegre no evento no ano que vem. Como secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, representa os trabalhadores brasileiros em eventos fora do país e é membro do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O sindicalista destacou que para a cidade é importante que continue como sede do fórum. "Concordamos com o entendimento da Prefeitura de que Porto Alegre marcou e é marcada pelo Fórum Social. As iniciativas populares que nosso município consolidou, como o Orçamento Participativo, destacam o caráter democrático da Capital", disse, defendendo a permanência do evento.
A próxima edição do Fórum Social em Porto Alegre deverá apontar propostas e sugestões para o cotidiano das cidades. "Essa deve ser a linha geral dos debates", explicou Neco.
Com este objetivo é que a mobilização já começou e deverá concentar em janeiro trabalhadores e ativistas de vários países para discutirem, proporem e chegarem a alternativas viáveis para as cidades.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.