Peic-RS de julho aponta cenário mais positivo para a inadimplência
por Jousi Quevedo | A participação do cheque especial caiu de 14,9% em jun/12 para 11,6% em jul/12.
As famílias gaúchas seguraram novas compras parceladas no mês de julho. Apesar dos incentivos de governo em redução em impostos e taxa de juros, o percentual de famílias endividadas apresentou redução, ao cair de 77%, em julho de 2011, para 66,1%, em julho de 2012. Mesmo com a redução do IPI de eletrodomésticos e veículos, que, em geral, são adquiridos a prazo, o ritmo mais lento da atividade econômica, bem como o próprio patamar elevado do endividamento até meados de 2011, contribuem para que o indicador esteja abaixo do nível do ano passado.
Na comparação com o mês anterior, o número de gaúchos endividados teve um pequeno aumento frente a junho (64,7%), puxado pelas famílias com renda superior a 10 salários mínimos. A pequena magnitude do aumento mostra que, apesar dos estímulos ao endividamento, gerados pela redução das taxas de juros, a desaceleração do consumo e a tendência de elevação da inadimplência (contas em atraso) observadas nos últimos meses inibem a formação de novas dívidas.
Conforme a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, os resultados deste mês sinalizaram a melhora no perfil da relação dos consumidores com o endividamento e inadimplência. "Os últimos meses, associados a outros indicadores, acenderam um sinal amarelo sobre a situação de endividamento das famílias. Em julho, começa a ser apontado um cenário mais benigno para o nível de consumo futuro, confirmando nossas expectativas", destaca De Marchi.
A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou leve aumento, passando de 29,5%, em junho, para 30,9%, em julho. Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (78,1%), carnês (29,9%) e crédito pessoal (20,1%). A participação do cheque especial caiu de 14,9% em jun/12 para 11,6% em jul/12.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.