Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Percepção atual dos negócios provoca queda na confiança dos empresários gaúchos
por Jousi Quevedo | As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (Icec-RS) apresentou queda de 2,0% em abril (127,5 pontos) frente ao mês de março (130,1 pontos). Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 1,4%. Segundo a Fecomércio-RS, que divulga nesta terça-feira (15) o índice no Estado, a queda do indicador foi determinada, predominantemente, pela percepção dos empresários quanto à situação atual, que apresentou decréscimo de 4,7%, chegando a 108,7 pontos.
As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos. Na análise por porte, a piora do Icec-RS foi puxada pelas empresas maiores, com número de funcionários superior a 50, para as quais o índice teve queda de 7,8% em abril, atingindo 146,7 pontos. Para as empresas com até 50 funcionários, a confiança apresentou decréscimo de 1,9%, chegando 127,2 pontos no mês.
Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a piora apresentada pelo indicador pode ser considerada moderada. "Isso se deve, em grande parte, à correção de parcela da elevação do mês passado, sendo assim o indicador mantém seu patamar otimista", explicou.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.