Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Pesquisa mensal do Comércio ponta crescimento dos segmentos de varejo revela nota do Dieese
por Jousi Quevedo | A atividade comercial cresceu 1,5% na passagem de Maio para Junho, após recuar 0,8% em Maio, dando sinais da retomada através dos estímulos do governo para reativar a economia.
O estímulo do governo por meio do consumo (como a redução das alíquotas do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados) foi base para este resultado, especialmente no setor de Móveis e eletrodomésticos (que cresceu 5,3%) e Veículos e motos, partes e peças (que cresceu 16,4%).
No geral, a maioria dos setores se beneficia também da estabilidade do mercado de trabalho (manutenção dos níveis de emprego e renda) e dos incentivos constantes ao crédito.
Na comparação de Junho de 2012 contra Junho de 2011, o segmento de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foi o único a registrar queda (-14,6%). As demais atividades apresentaram resultados positivos: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (11,3%), Móveis e eletrodomésticos (15,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (11,3%), Combustíveis e lubrificantes (6,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (9,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,3%).
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.