Plenária final do Fórum Social Temático apresenta balanço positivo do evento
por Gabriella Oliveira | Participantes propõem que o Fórum torne-se um grande evento de sustentabilidade e elogiam a participação das centrais sindicais.
A plenária final do Fórum Social Mundial Temático, realizada hoje pela manhã na Usina do Gasômetro, reuniu os representantes dos mundos temáticos, representantes de movimentos sociais e entidades civis envolvidas na organização para uma discussão acerca dos resultados do evento. A plenária teve como objetivo fazer uma avaliação geral do Fórum, com o intuito de elaborar uma Carta que possibilite a continuidade do Fórum em Porto Alegre. A Carta será entregue durante o Fórum Social Mundial, que ocorre de 26 à 30 de março de 2013 na Tunísia.
Os participantes fizeram uma classificação positiva e produtiva do evento, propondo que o Fórum torne-se uma centro de discussão das questões de sustentabilidade. A participação das centrais sindicais na organização foi amplamente elogiada pelas contribuições e discussões que trouxe ao evento. Marcelo Furtado, diretor da Força Sindical-RS e Presidente do Instituto Girassol, declarou que a expectativa para a realização do Fórum em 2014 é muito grande, ressaltando que o desejo coletivo é que o evento contribua para a busca de um mundo melhor para todos.
Lélio Falcão - diretor de meio ambiente da Força Sindical-RS, presidente da Força Verde-RS e Presidente do Instituto dos Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, classificou o evento como positivo, com resultados bastante produtivos em suas atividades, mesmo com alguns percalços ocorridos no caminho - como a tragédia de Santa Maria, que resultou no cancelamento de parte da programação. Falcão declarou ainda que esta edição foi importante para comprovar que Porto Alegre tem total e plena condição de ser a sede oficial do evento.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.