por Gabriella Oliveira | Esse tipo de situação é mais frequente entre "os mais jovens e os menos favorecidos".
A posse de cheque e de cartão de crédito e débito recuou entre 2010 e 2013 no Brasil. Segundo a pesquisa "O brasileiro e sua relação com o dinheiro", divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Banco Central, o único item financeiro que apresentou crescimento no período foi conta corrente, que passou de 51% para 52%. Conta poupança apresentou estabilidade, em 42%. O cheque recuou de 14% para 7%; o cartão de débito, de 43% para 35%; o de crédito, de 43% para 39%.
A pesquisa constatou que a posse desses itens é maior entre as pessoas de maior classe social e escolaridade. O BC ainda avaliou que o número de pessoas que recebem salário em espécie é elevado, apesar de ter registrado um recuo ao passar de 55% para 51% de 2010 para 2013. Esse tipo de situação é mais frequente entre "os mais jovens e os menos favorecidos".
Entre os que recebem o salário em conta, a maioria faz a retirada em caixa eletrônico. O estudo também questionou onde as pessoas carregam o dinheiro. A opção na carteira recuou de 61% para 57%.
A pesquisa foi feita entre 2010 e 2013, anos em que foram realizadas 1.044 e 1.012 entrevistas finais, respectivamente, tendo sido contempladas todas as 26 capitais brasileiras e Distrito Federal.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.