Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Presentes alternativos aumentam vagas de temporários na Páscoa em Porto Alegre
por Jousi Quevedo | A expectativa é de que os lojistas da Capital gerem um volume de empregos temporários superior ao ano passado, que pode chegar aos 30%.
A Páscoa pode ser uma boa opção de entrada ou volta para o mercado de trabalho. Há uma boa expectativa com o volume de contratação por parte dos lojistas. O período já não é mais visto apenas como uma oportunidade de vender chocolates e outros tipos de doces. Nos últimos anos o comércio vem apostando em presentes alternativos como presente de Páscoa, e isso, consequentemente, reflete no mercado de trabalho.
O ramo de confecções vem crescendo a cada ano como opção de presentes e, de acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, "os lojistas têm usado o período da Páscoa como uma boa oportunidade de venda, o que é bastante interessante, porque se tem investido, nos últimos anos, justamente na migração do chocolate para o vestuário", afirma.
Neste período de Páscoa serão oferecidas duas mil vagas temporárias e a expectativa é de que metade se torne efetiva. A média de idade dos contratados é de 18 anos, portanto, para a maioria, será o primeiro emprego no mercado de trabalho. Isso demonstra o interesse dos lojistas de Porto Alegre com o ingresso dos jovens no ramo varejista.
Schifino acredita na efetivação de muitos que terão uma oportunidade de trabalho, já que o varejo está com vagas abertas e busca bons profissionais. "Posso garantir que tem possibilidade da continuidade no emprego, pois depende do quanto cada funcionário vai demonstrar a sua capacidade e a sua vontade de seguir na empresa. Então é muito mais que um serviço temporário, é uma grande oportunidade para aparecer na empresa e ficar.", ressalta.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.