por Jousi Quevedo | O setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos.
A três meses de completar quatro anos de funcionamento, o Procon Porto Alegre ultrapassa 76 mil atendimentos realizados junto aos moradores da Capital. Somente em 2011, o Procon municipal acolheu cerca de 18 mil reclamações dos porto-alegrenses.
No ano passado o setor onde foi registrado o maior numero de reclamações foi o de produtos, que reuniu 4.875 queixas, ou seja 42,44% do total de atendimentos. "É importante ressaltar que o segmento produtos é sempre o que computa o maior número de queixas pois nele estão envolvidas centenas de empresas e milhares de mercadorias", destaca o diretor executivo do Procon, Omar Ferri Junior.
Na segunda colocação com 2.276 atendimentos que representam 19,81% do total aparece a área de Assuntos Financeiros que engloba operações com cartão de crédito e empréstimos bancários."Chama a atenção que, ao contrario do setor de Produtos, neste último estão envolvidas poucas empresas, que reúnem um numero muito expressivo de usuários e portanto um grande numero de reclamações", destaca Ferri Júnior.
Em terceiro lugar, a área de Serviços Essenciais que inclui telefonia fixa e celular computou 2.081 atendimentos, que representam 18,12% do total.
Por último aparece o segmento Serviços Privados, que inclui empresas de TV por assinatura e provedores de internet. As reclamações dos porto-alegrenses sobre a prestaçao destes serviços somaram 1.849 ou 16,10% do levantamento total.
Denúncias sobre o não cumprimento dos direitos do consumidor podem ser realizadas pelo telefone 51 3289 1774, pela Central de Atendimento ao Cidadão - Fala Porto Alegre, no fone 156, ou pelo site do Procon, em www2.portoalegre.rs.gov.br/procon/ - onde pode ser impresso o formulário de reclamação.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.