Produtos da ceia natalina estão mais caros em 2012
por Andréia Sarmanho | Componentes da ceia estão 0,6% mais caros se comparado com mesmo período do ano passado.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta fatores importantes para o setor econômico neste natal. De acordo com o levantamento, o brasileiro vai procurar economizar durante as compras de natal. Entretanto, gastará mais com os produtos da ceia natalina.
Segundo o estudo, os consumidores irão gastar mais com os produtos da ceia natalina, pois estes produtos estão 0,6% mais caros se comparado com mesmo período do ano passado.
Conforme a Fundação Getulio Vargas, os itens que tiveram aumento de preço são: arroz, que teve um reajuste de 33,49%, o frango, que aumentou em 10,45%, o lombo suíno, que subiu em 2,84% e o vinho, que está 1,61% mais caro.
Para não comprometer a renda da família, o economista Estéfano Lopes dá a seguinte dica. "O consumidor deve pesquisar antes de comprar e trocar alguns produtos considerados caros por outros de preços mais acessíveis", afirma.
Já em relação aos presentes o gasto será menor. O motivo da economia é o grande índice apresentado pela inflação em 2012.
De acordo com o economista isso acontece porque a renda média não cresceu como houve um aumento nos preços das coisas. "Por conta disso o orçamento familiar fica mais comprometido e o consumidor deve ficar mais seletivo no momento da compra dos presentes de fim de ano", sugere ele.
Segundo o levantamento da Fundação, no ano passado o brasileiro gastou entre R$ 60 e 90 para comprar o presente, a expectativa para este ano é que o gasto com lembranças de natal não passe o valor de R$ 30.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.