Projeto dos Postos de Saúde 24 horas é aprovado pela Câmara Municipal
por Gabriella Oliveira | Por sua natureza, o projeto dispensa sanção do poder Executivo e aguarda promulgação da Câmara Municipal.
O projeto de emenda à Lei Orgânica que assegura a ampliação do atendimento nos Postos de Saúde de Porto Alegre foi aprovado pela Câmara Municipal de Porto Alegre em segundo turno de votação, nesta quarta-feira (13/7). Considerado o principal projeto do mandato do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, o projeto dos Postos de Saúde 24 horas estabelece que se cumpra, gradativamente, o dever do Município "no estabelecimento de condições específicas que assegurem acesso universal às ações e aos serviços de saúde, os quais deverão ser prestados 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias", nas Unidades Básicas (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e Hospitais.
O próximo prefeito, assim como em relação às escolas de tempo integral, terá que incluir a ampliação do funcionamento dos Postos de Saúde no seu planejamento. Esta é uma emenda do povo de Porto Alegre à Lei Orgânica, que conseguimos aprovar graças ao voto de cada um dos vereadores desta Casa, a quem agradecemos, além de todos os líderes comunitários e pessoas que estiveram engajadas nesse processo", declarou Clàudio Janta.
O projeto foi aprovado com 28 votos favoráveis - quatro a mais que o mínimo necessário, de 24 votos. Também foi aprovada a emenda de nº 1, também de autoria do vereador Clàudio Janta, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como agentes de acesso universal, ao lado das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e hospitais. Por sua natureza, o projeto dispensa sanção do poder Executivo e aguarda promulgação da Câmara Municipal.
Apesar de as UPAS e hospitais já prestarem atendimento durante 24 horas, a demanda pela ampliação do atendimento nos Postos de Saúde foi considerada uma reivindicação popular, que chegou a mobilizar mais de 100 mil pessoas via abaixo-assinado. Atualmente, as Unidades Básicas costumam encerrar as atividades entre 17h e 19h. Com a aprovação do projeto, é esperada a ampliação gradativa do funcionamento, inicialmente até à meia-noite.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.