Receita libera consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda
por Jousi Quevedo | Pela primeira vez será possível promover a consulta por meio de aplicativos exclusivos para smartphones e tablets.
A Receita Federal libera hoje (8) a consulta ao maior lote de restituição de Imposto de Renda da Pessoa Física da história. Serão feitas as restituições do primeiro lote do exercício de 2012 e de lotes residuais dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011, em um total de 1.885.524 contribuintes.
R$ 2,5 bilhões serão creditados nas contas correntes dos beneficiados no próximo dia 15. A maior parte dos que serão beneficiados, 1.844.881, diz respeito ao lote deste ano, totaliando R$ 2,4 bilhões. A restituição será acrescida da taxa básica de juros, a Selic, em um total de 1,74% referente à correção dos meses de maio e junho. A maior parte dos contribuintes incluídos neste lote são idosos, dando cumprimento ao estatuto para pessoas de terceira idade.
Pela primeira vez será possível promover a consulta por meio de aplicativos exclusivos para smartphones e tablets. Gratuito, o programa funciona nos sistemas operacionais Android e iOS. O serviço permitirá uma avaliação para que o processo seja aperfeiçoado no futuro.
O dinheiro da restituição fica disponível para saque durante um ano. Depois disso, é preciso preencher um formulário na internet para ter acesso à verba. Caso o valor não seja creditado na data programada, o contribuinte deve telefonar para qualquer agência do Banco do Brasil ou para a central de atendimento da instituição financeira por meio dos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.