Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Região Metropolitana de Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego do país
por Gabriella Oliveira | Pesquisa do IBGE aponta 4% de desocupação, o melhor resultado para o mês desde março de 2002.
Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego entre as regiões metropolitanas do Brasil, com 4%. O resultado se mantém praticamente estável, já que em fevereiro a taxa foi de 3,9%. Foi o índice mais baixo para o mês de março já registrado na série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, iniciada em 2002. O número apurado em Porto Alegre fica abaixo da média nacional, de 5,7%, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março do ano passado, a taxa de desemprego pesquisada em seis regiões metropolitanas havia ficado em 6,2%.
A população ocupada somou 23 milhões de pessoas em março, uma redução de 0,2% ante fevereiro, ou 52 mil empregados a menos. Em relação a março de 2012, houve aumento de 1,2% no contingente de ocupados, o equivalente a 276 mil vagas a mais.
Já o total de desocupados atingiu 1,4 milhão de pessoas em março, uma alta de 1,2% em relação a fevereiro, o equivalente a mais 17 mil indivíduos à procura de emprego. Na comparação com março de 2012, houve queda de 8,5% no número de desocupados, ou seja, menos 127 mil pessoas em busca de trabalho.
Em relação ao número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, o total chegou a 11,4 milhões em março, uma redução de 0,5% ante fevereiro, com a dispensa de 54 mil trabalhadores formais. Na comparação com março do ano passado, o número de vagas com carteira assinada cresceu 2,8%, o que representou a criação de 309 mil postos de trabalho formais.
Confira a taxa de desemprego em março na seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE:
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.