por Jousi Quevedo | A reunião mensal da Federação dos Comerciários da Força Sindical (Fetracos) foi realizada dia 11 de junho, em Porto Alegre, sob a liderança do presidente em exercício, Dionísio Mazui, e da secretária-geral, Ivone Simas.
As eleições do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e de Guaíba (SEC Guaíba) abriram a pauta.
A avaliação do processo eleitoral do Sindec, que computou mais de 98% dos votos apurados em favor da chapa encabeçada por Nilton Neco foi ressaltada positivamente. A apuração teve a coordenação do presidente da Federação dos Comerciários de São Paulo, tesoureiro da Força Sindical Nacional, e da CNTC, Luis Carlos Mota. Já, o processo eleitoral de SEC Guaíba, nos dias 28 e 29 de junho, teve a garantia de apoio por parte da Federação. "A eleição no Sindicato dos Comerciários de Guaíba merece especial atenção dos companheiros", salientou Dionisio Mazui.
A repercussão da nomeação do diretor da Fetracos, Cláudio Corrêa, para exercer o cargo de superintendente Regional do Trabalho e Emprego, foi abordada por vários participantes, destacando o comprometimento de todos em colaborar para que a gestão, sempre focada na defesa dos direitos dos trabalhadores.
A pauta também registrou o pedido de licença do presidente da Entidade, Cláudio Janta e de José Luis Ferreira, que se afastam de suas funções em cumprimento a Legislação Eleitoral, como candidatos a vereador em Porto Alegre e Pelotas, respectivamente, além de Cláudio Corrêa que se licencia de suas atribuições sindicais para assumir a SRTE.
A assessora jurídica, Carmem Pinto, abordou várias questões de interesse da Federação e dos filiados, momento em foram discutidas estratégias e ações de interesses comuns aos sindicatos, a exemplo das negociações salariais com data- base em de 1º de março. A próxima reunião ficou agendada para dia 10 de julho na sede da Força Sindical, em Porto Alegre.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.