Reunião das centrais sindicais na SRTE/RS marca início de trabalho conjunto
por Jousi Quevedo | Dirigentes das centrais apresentaram demandas e demonstraram afinidade com propostas da Superintendência.
A manhã desta segunda-feira simbolizou o início de um novo ciclo para os trabalhadores gaúchos. Dirigentes das centrais sindicais reuniram-se com o novo Superintendente do Trabalho e Emprego do Estado, o diretor licenciado do Sindec, Claudio Correa, para debater diretrizes e demandas. "Pretendemos trabalhar em parceria, pelo interesse da legalidade e dos trabalhadores", afirmou Correa, ao iniciar a reunião.
Dentre os principais pontos levantados pelos representantes das centrais, a atuação do órgão na fiscalização das condições de trabalho foi preponderante. Conforme o auditor-fiscal do Trabalho Marco Antônio Ballejo Canto, que participou do encontro, a defasagem do quadro de funcionários e a falta de investimentos com auditoria fiscal dificultam promoção de melhorias efetivas nas relações de trabalho. "O que o Brasil gasta com a auditoria é menos de 0,25 milésimos do PIB por ano", declarou.
Para o presidente estadual da Força Sindical, Clàudio Janta, falta de pessoal no quadro do Ministério do Trabalho e Emprego é reflexo da falta de proposições do órgão. "Não adianta o governo aprovar uma série de estatutos se não houver estrutura para fiscalizar. Cabe a nós brigar por esta estrutura", opinou. Para os dirigentes, os altos índices de acidentes de trabalho também refletem a falta de estrutura. "Não pode mais haver este número de mortes e acidentes que muitas vezes nem sabemos que acontecem porque não são considerados acidentes de trabalho", acrescentou.
Preocupado com a questão, o Superintendente convidou todas as centrais para atuar na elaboração da campanha Pacto Pela Vida, a ser apresentado na data da posse, que acontece no próximo dia 11 de junho. "Precisamos que haja uma atuação junto com o movimento sindical para que possamos fazer este combate, nos fortalecermos e baixarmos essas estatísticas de acidentes de trabalho", explicou. Correa afirmou ainda que a intensificação do trabalho contra a informalidade precisa ser reforçada pelo MTE, encerrando com o convite às centrais para reuniões mensais de avaliação do andamento das ações do Ministério e da Superintendência do RS.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.