Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Rio Grande do Sul cria 28.104 empregos formais em março
por Gabriella Oliveira | No país, o Ministério do Trabalho registrou a geração de 112.450 vagas, melhor resultado do mês no governo Dilma.
O saldo líquido de empregos formais gerados em março no Rio Grande do Sul foi de 28.104 vagas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A criação de empregos no mês passado foi 66,54% maior do que em março de 2012, pela série sem ajuste.
O número é o melhor para o mês de março desde 2010 e é resultado de 154.763 admissões e 126.659 demissões. Houve elevação no nível de emprego em sete dos oito setores acompanhados pelo ministério, com destaque para a indústria de transformação e serviços. O setor de agropecuária foi o úncio que apresentou variação negativa no saldo de empregos.
No país, o Ministério do Trabalho registrou 1.849.148 admissões e 1.736.698 desligamentos, em março. Com isso, o saldo nacional da criação de empregos ficou em 112.450, melhor resultado para o mês desde 2010. No acumulado do primeiro trimestre de 2013, o saldo de criação de empregos é de 306.068, de acordo com o MTE. Esse número é 30,8% menor que o registrado em igual período do ano passado (442.608).
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, destacou que o resultado do mês é o melhor no governo Dilma Rousseff. O ministro também disse que está mantida a meta para este ano de ter uma geração líquida de empregos formais de 1,7 milhão de vagas.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.