Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Salários representam apenas 5,6 por cento da receita com vendas do comércio gaúcho em 2010, informa Dieese
por Jousi Quevedo | Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul, possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.
Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.
Cabe destacar que o montante de salários, retiradas e outras remunerações representavam apenas 5,6% do valor da receita bruta de venda do setor, segundo a Pesquisa. Para algumas atividades, esse percentual é ainda menor. No segmento de supermercados e hipermercados, essa participação dos salários na receita alcança apenas 5,3% e no comércio por atacado, os salários representam apenas 3,3% do faturamento (Tabela1).
Esse cenário, de baixa participação da massa salarial no faturamento, pouco mudou em relação a 2009, quando as remunerações representavam 5,4%.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.