Secretariado dos Comerciários se reúne em São Paulo
por Gabriella Oliveira |
Encontro foi coordenado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Os dirigentes de sindicatos de comerciários associados da Central aprovou ontem (dia 24), a participação da Força Sindical junto com as demais centrais na elaboração de uma pauta nacional da categoria que será entregue a CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) e às autoridades governamentais (presidência da República, além dos presidentes da Câmara dos Deputados e Senado).
A reunião realizada em São Paulo foi comandada pelo Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que é secretário do Sentracomserv- Secretariado Nacional dos Comerciários da Força Sindical, e teve a participação de dirigentes de todas regiões do País, que debateram os problemas que enfrentam em suas bases. Ficou decidido que no 1º trimestre de 2015, a categoria seguirá a pauta geral feita pela Central.
Quanto à atuação junto com as demais centrais, Neco informou que serão elaborados dois documentos: um técnico e outro político. A pauta de reivindicações dos comerciários conterá três reivindicações que afetam a categoria em âmbito nacional. O horário de trabalho, pois em muitos locais a jornada chega até 10 ou 12 horas por dia; o estabelecimento do piso nacional e a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados.
Para Cibele Cristina Lemos, presidente do Sindicato dos Comerciários de Varginha (MG), é preciso regulamentar a lei sobre o trabalho no comércio aos domingos e feriados porque existem patrões garantindo aos trabalhadores que para esta atividade não precisam mais da chancela dos sindicatos.
Os dirigentes dos sindicatos de comerciários debateram também os problemas que enfrentam de disputas nas bases com a criação de novos sindicatos e de empresas (grandes grupos varejistas) que se denominam supermercadistas para contratar funcionários, mas na verdade são lojistas, informa José Conceição Abreu, presidente do Sindicato de Pará de Minas.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.