Segurança e Agenda 2030 são temas abordados na 9ª Conferência Bioma Pampa
por Gabriella Oliveira | Dirigentes do Sindec participam da 9ª edição da Conferência.
Na quinta-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores de Quaraí recebeu a 9ª Conferência Internacional Bioma Pampa, que discute até esta sexta sobre Segurança na Fronteira e a inserção do Bioma Pampa para o desenvolvimento da economia e dos municípios da Fronteira Oeste.
Agenda 2030:
Este tema reuniu sindicalistas, palestrantes, convidados, autoridades e o público que acompanha a palestra sobre Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU).
O secretário de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, desempenhou este primeiro painel e explicou que esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade.
Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, podem implementar este plano. São 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que estipulam a ação para os próximos 15 anos.
O presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado, compôs a mesa de debates e destaca:
Nós passamos a discutir energia eólica dentro do Bioma Pampa, e isto está avançando. Temos que fazer esse debate para buscar desenvolvimento dessa região também, através dos parques eólicos, porém incentivar indústrias aqui que fabriquem os itens dos aerogeradores para fomentar a economia local".
Janta destacou que cada vez mais as indústrias colocam no mercado a embalagem de plástico e causam um impacto direto no meio ambiente.
O retorno dessas embalagens são os nossos rios, arroios e terminam no oceano. Temos que exigir dos nossos representantes no Congresso criem uma lei para que essas empresas criem uma compensação ambiental, construindo galpões de reciclagem".
Segurança:
Os palestrantes do segundo painel que abordaram sobre Segurança na Fronteira do Bioma Pampa, foram: tenente da Brigada Militar, José Cleber; o brigadiano, especialista em Política e Gestão de Segurança Pública Estivalete Bilhalva; o presidente do Sindicato Rural de Quaraí, Felipe Garay; e o vereador em Porto Alegre e presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
De acordo com Janta, o tema sobre segurança na Fronteira é muito importante e polêmico.
O governo federal trata a segurança pública da mesma forma que tratou a saúde e a educação, jogando para os municípios e estados. Qual foi o último investimento da União, que detém 62% dos impostos dos municípios, realizou em segurança pública?", indagou o sindicalista e vereador.
O prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret, comentou a questão do estatuto do desarmamento. "Se estabeleceu a opinião da população, aprovado o estatuto do desarmamento, e explodiu a violência como consequência. Isso é o principal argumento que somos defensores lúcidos do instrumento do cidadão de bem andar armado, para fazer parte do combate à violência. que é atrelada à certeza de impunidade".
Estivalete também contribuiu para o debate, incentivando que seja entregue ao governo estadual a proposta de integrar as ações e dar melhor aparelhamento para a Brigada Militar, juntamente de mais acesso às tecnologias e uma internet ágil. A outra integração é com os próprios órgãos para evitar o retrabalho do efetivo.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.