
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Nesta quinta-feira (17) o Sindec começou a efetuar o pagamento dos 50 comerciários que tiveram uma vitória na justiça em ação movida pelo sindicato contra a Concessionaria Jardine. O processo nº 002072055220145040003, que iniciou em 2014 e foi homologado pela 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, visava à regularização do banco de horas dos funcionários que trabalharam desde maio de 2009.
Houve um entendimento equivocado do sindicato patronal de como funcionava o banco de horas. Eles entendiam que poderiam ser feitas 40 horas e compensadas em até 80 dias. Mas o correto é o banco de 40 horas para serem pagas ou compensadas em 40 dias. O trabalhador que tivesse horas negativas, não poderia sofrer desconto no salário. Após as 40 horas o banco deveria ser zerado para começar um novo período", explica o advogado Sílvio Mauro F. Ribeiro Jr.
O Sindec localizou a quantidade de horas e ingressou com a ação. Após o acordo a empresa efetuou o pagamento parcelado. Assim que todo o dinheiro foi recolhido o sindicato começou a repassar aos trabalhadores.
Estou muito feliz, é um dinheiro que veio em boa hora e faz jus à contribuição que pagamos ao sindicato a qual muitos acham que não serve para nada. Eu já conhecia o trabalho do Sindec e sabia da importância da contribuição", disse o comerciário Janquiel Ribeiro de Carvalho.
Ele e mais seis trabalhadores receberam o valor pessoalmente no sindicato. Comerciários que trabalharam na empresa no período em que corresponde a ação, podem consultar se tem direito a receber entrando em contato pelo telefone 3224 0016.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.