Sindec participa de jornada sobre Negociação Coletiva
por Gabriella Oliveira | O diretor jurídico Valdir Lima participou do evento representando a Força Sindical-RS.
As negociações coletivas foram o foco das discussões da X Jornada Nacional de Debates, organizada pelo Dieese em parceria com as Centrais Sindicais. O evento ocorreu em Porto Alegre na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Petroquímica de Triunfo, tendo como tema "Os desafios das negociações coletivas diante do cenário atual".
O diretor jurídico do Sindec-POA, Valdir Lima, participou do evento representando a Força Sindical-RS e reiterou a importância da união das centrais para avançar nas negociações deste ano, devido o cenário muito pouco favorável para a economia.
O supervisor do Escritório Regional do Dieese do Rio Grande do Sul, Ricardo Franzoi, fez uma explanação demonstrando dados sobre a evolução do PIB, alta inflacionária e crescimento do emprego formal.
Franzoi destacou que o aumento real obtido com as negociações salarias no Brasil, no 1º quadrimestre de 2015, representam 1,12%. Até o momento 96 negociações foram fechadas; 17 no setor do comércio, 50 no de serviços e 29 da indústria.
Conforme o economista, o evento teve como um dos principais objetivos dar suporte técnico ao movimento sindical na disputa social por melhores condições aos trabalhadores e fortalecer a visão da negociação coletiva como importante instrumento dos trabalhadores na distribuição e promoção da equidade, da justiça social e, portanto, de desenvolvimento social.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.