
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Neste domingo (19) o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre comemorou seu aniversário de 83 anos com uma grande festa para a família comerciária. O "Arraial do Sindec" ocorreu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho e, mesmo com o tempo instável, os comerciários marcaram presença na confraternização.
Entre as atrações que fizeram a alegria dos comerciários, estava a Banda de Forró Maria Bonita, que fez a categoria tomar conta do salão de dança. A criançada se divertiu com brinquedos, brincadeiras juninas e guloseimas, e uma novidade que até os adultos aproveitaram: a cabine de fotos. Quem entrou, pôde registrar a participação na festa e levar de lembrança para casa.
O Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, saudou a categoria e lembrou que neste ano, mais do que nunca, o lema deve ser "unir para avançar nas conquistas".
Neste ano os trabalhadores já sofreram diversos ataques do governo, e o nosso sindicato juntamente com a Força Sindical esteve presente no congresso nacional para defender as nossas conquistas. Vamos continuar unidos, pois assim somos fortes e iremos avançar cada vez mais pelos nossos direitos", salientou.
O Secretário-geral da entidade, Clàudio Janta, reforçou que o Sindec irá continuar atento e firme na luta pelos direitos da categoria.
Conseguimos aprovar reajuste dos aposentados igual ao salário mínimo e estamos avançando em algumas coisas. Mas este governo que só privilegia o sistema financeiro e megaempresários, quer agora tirar, com um uma nova Medida Provisória, 30% dos salários, beneficiando as empreiteiras e não olha para o problema das pequenas e médias empresas. Não vamos aceitar mais este arrego para os grandes, às custas dos trabalhadores, por isso esperamos a aprovação da emenda que obriga o governo a repor 100% do salário. A briga ferrenha para garantir os direitos, empregos e recursos para os municípios e estados, tem sido defendida pela Força Sindical, com todo apoio do nosso sindicato", disse.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o Prefeito em Exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo e o Presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.
Troféu Semear
Neste ano o Sindec retomou a entrega do Troféu Semear, homenagem conferida a pessoas que fazem a diferença no mundo comerciário. Os agraciados 2015 foram o Bispo Dom Roberto Ferreria Paz, a colaboradora Corália Perdomo e o comerciário Ênio Guimarães Flores.
Me sinto muito honrado, e o meu maior prêmio é estar revendo amigos, porque fizemos história com o Sindicato, sempre defendendo a família dos trabalhadores e os direitos sociais, e aqui estamos para celebrar juntos", sinalizou Dom Roberto.
A homenageada Corália Perdomo, carinhosamente conhecida como Tia Cora, agradeceu a toda a diretoria pelo reconhecimento da sua dedicação em atender ao comerciário do Sindec.
Em meio a lágrimas, o comerciário Ênio, há 70 anos sócio do sindicato, emocionou-se a agradecer. "Agradeço imensamente pela homenagem e desejo vida longa ao sindicato, para que cada vez mais se fortaleça na luta pelos trabalhadores", finalizou.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.