
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
A história do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) começou em 1932, quando ainda era chamado Sindicato dos Auxiliares do Comércio de Porto Alegre.
O Sindec ganhou lugar no cenário porto-alegrense pelas mãos de Venâncio Ayres de Mesquita, seu fundador.
Nos anos 60, como todo o movimento sindical reivindicatório e combativo, sofreu intervenção militar.
No final da década de 70 ocorre uma das mais importantes paralisações da história da categoria, com o fechamento das lojas e a lotação do Gigantinho por comerciários insatisfeitos com suas condições de trabalho. A greve dura 48 horas. As reivindicações são atendidas e os comerciários, por meio do sindicato, reafirmam sua força.
Nos anos 80 o Sindec toma um novo rumo, com a renovação da sua diretoria e das suas ideias. A educação continuou sendo priorizada, desta vez com novo foco: as crianças. Foi criada a Instituição de Educação Infantil Mãe Comerciária.
Esta década foi marcada ainda por embates na Câmara de Vereadores pela aprovação do descanso dos comerciários aos sábados à tarde, conhecido como Sábado Inglês.
Da década de 90 até os dias de hoje o Sindec está na vanguarda do movimento sindical, engajado em lutas que defendem os interesses dos trabalhadores e da sociedade.
Passou por diversos entraves após a aprovação da Reforma Trabalhista, chegando a fechar as portas em 2019. Em virtude das mudanças no recolhimento da contribuição e dos ataques ao movimento sindical, infelizmente encerrou alguns serviços, como o Departamento Médico e a Creche Mãe Comerciária.
Atualmente o Sindec representa aproximadamente 100 mil comerciários em Porto Alegre. Mesmo com todas as dificuldades conseguiu manter serviços como a Fiscalização, Segurança e Medicina do Trabalho, Jurídico e a Homologação, este último realizado pelo Centro Bipartite de Conciliação Trabalhista do Comércio, uma parceria entre Sindec e Sindilojas.
Além disso, tem uma forte atuação no que diz respeito à Campanha Salarial da categoria, garantindo através da Convenção Coletiva de Trabalho direitos e benefícios que não estão previstos na própria CLT. Também mantém convênios com empresas e serviços para garantir descontos e benefícios para a categoria e dependentes.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.