
Sindec participa de encontro de cipeiros da Fundacentro
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
O departamento jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) obteve sucesso na ação civil coletiva promovida contra Lojas Renner S.A., que foi julgada pela Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS). A empresa foi condenada a pagar indenização a título de danos morais a cinco trabalhadores que atuavam como fiscais de loja e eram vítimas de ameaças, agressões, e tiveram a saúde mental e física abalada, em razão da falta de assistência do empregador.
Os fiscais de Loja faziam abordagens nos meliantes que estavam furtando no interior das lojas, porém a empresa não permitia fosse feito o registro policial e assim liberavam os infratores que, sentindo-se impunes, prometiam voltar e ainda faziam ameaças de morte e lesões corporais. Vários trabalhadores foram agredidos e alguns foram obrigados a submeterem-se a tratamento psicoterápico.
Após análise do caso, a Juíza do Trabalho, Ligia Fialho Belmonte, condenou a Renner ao pagamento de indenização de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por funcionário além da obrigação de fornecer aos mesmos o apoio médico e psicológico, no prazo de dez dias a contar do fato, sob pena de multa de R$ 1 mil a cada solicitação de tratamento descumprida.
De acordo com a Juíza, mesmo que os fatos ocorridos tenham sido causados por terceiros, os empregadores têm o dever de zelar pela saúde e segurança dos seus empregados, o que não ocorreu neste caso. A Julgadora garantiu que o fato da maioria dos funcionários ter pedido demissão, demonstra a falta de comprometimento da Lojas Renner com os seus empregados, deixando de prestar a devida assistência e cuidados nos momentos necessários. Desta decisão cabe recurso ao TRT.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.