Sindec-POA denuncia descumprimento de acordo da Convenção Coletiva de Trabalho
por Gabriella Oliveira | Nesta tarde as entidades realizaram uma reunião na SRT para denunciar descumprimento do acordo firmado em dezembro.
Em dezembro o Sindec-POA e o Sindilojas firmaram Convenção Coletiva de Trabalho que permite a abertura do comércio na Capital em feriados, entrando em vigor a partir deste sábado, 2 de fevereiro.
Os lojistas só poderão usufruir do benefício mediante a assinatura de um termo de opção até esta sexta-feira, 1. A Convenção também prevê que os shopping centers devem firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Tendo em vista todos esses esclarecimentos, foi realizada uma reunião na tarde desta terça-feira, 29, com o Superintendente Regional do Trabalho, Cláudio Correia, onde estavam presentes o Secretário-geral do Sindec-POA, Cláudio Janta, Tesoureiro-geral, Luís Carlos Barbosa, Diretor Américo Cordeiro, Presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow e representantes de outras entidades, para denunciar o descumprimento do acordo por parte do shopping Lindóia, que está obrigando os lojistas a abrirem seus estabelecimentos no feriado.
Consideramos um equívoco da administração do shopping. Nós alertamos a todos os lojistas que tenham lojas em shoppings, não só no Lindóia, qualquer shopping de Porto Alegre, que as lojas em shopping para abrir no feriado, o shopping precisa fazer um TAC com os sindicatos, tanto com o dos trabalhadores quanto dos empresários. Nós queremos a liberdade, não queremos a obrigatoriedade de abertura das lojas, pois deve ser facultativo. Fora isso, a empresa que não fizer esse TAC previsto no acordo, está infringindo a convenção" frisou o secretário Cláudio Janta.
Para o Superintendente Regional do Trabalho, o papel do órgão e do Ministério do Trabalho é estar sempre presente nesses conflitos, para que através da mediação e do diálogo possam atender melhor a classe trabalhadora. "Nós na superintendência temos que fazer com que a legislação seja respeitada e os acordos sejam respeitados então nós já vamos providenciar e começar uma ação fiscal para esse dia do descumprimento da legislação, para que sejam cumpridas as normas do trabalho que são fundamentais", concluiu.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.