Sindicalistas de Catalão (GO) visitam o Sindec e trocam experiências sobre luta pelos trabalhadores
por Jousi Quevedo | O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, que passou informações sobre a experiência sindical dos comerciários em Porto Alegre.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, recebeu na manhã desta quarta-feira a visita de uma comitiva de sindicalistas da cidade de Catalão, Goiás. Em pauta no encontro, a troca de experiências da relação dos trabalhadores com seus sindicatos.
Há pouco tempo formados, os sindicatos dos metalúrgicos e comerciários em Catalão enfretam vários desafios para garantir os direitos dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Catalão - GO (Simecat), Carlos Albino de Rezende Júnior, contou que inclusive colegas sindicalistas foram presos em campanhas sindicais. Outro diretor do Simecat, José Geraldo Coelho contou que o sindicato é novo e a visita ao Sindec serve como um aprendizado da "experiência dos colegas de Porto Alegre".
O vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão, Everton Alves Laurindo (Pingo), falou que na sua base são 5 mil comerciários trabalhadores em mais de 3 mil lojas. "E está crescendo muito", disse.
Neco explicou como ocorre no Sindec-POA a questão das taxas sindicais, da TAC, descontos, repasses e filiações. "Porto Alegre se desenvolve muito através de seus serviços, há pelo menos três novos shoppings com previsão de abertura em nossa base, que conta com mais de 100 mil comerciários", disse.
Participaram do encontro também o vice-presidente da Fetracos, Dionísio Mazui, o tesoureiro do Sindec, Luis Carlos Barbosa, e o diretor do Sindec Claudio Correa.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.