Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Supermercados do RS esperam avanço de 9% nas vendas de papelaria na volta às aulas
por Gabriella Oliveira | Supermercados deverão superar as papelarias, livrarias e lojas de bazar como local preferido de compras de material escolar nest.
Supermercados deverão superar as papelarias, livrarias e lojas de bazar como local preferido de compras de material escolar neste período de volta às aulas no Rio Grande do Sul. A projeção foi feita pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, e divulgada na manhã desta quarta-feira (23).
Há uma expectativa de crescimento de 9% nas vendas do setor para o evento, na comparação com a volta às aulas do ano passado. Conforme o dirigente, os supermercados lideram a preferência dos consumidores há seis anos consecutivos no Estado, nesta data, por fatores como a proximidade de casa e do trabalho, a variedade de meios de pagamento e a conveniência de realizar as compras de material escolar junto com outros itens para a casa.
De acordo com o presidente da Agas, o calendário deste ano, que prevê um retorno às aulas mais cedo do que em 2012, resultou na antecipação da exposição e das promoções de produtos de papelaria pelos supermercadistas. Ainda segundo a pesquisa, 63,5% dos produtos de papelaria e material escolar comprados no período serão adquiridos para os filhos, enquanto 30% dos itens típicos de volta às aulas serão comprados para uso próprio.
Os preços da seção de papelaria, neste ano, estão em média 5% superiores ao período em 2012, um aumento abaixo da inflação no período.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.