Turno integral na rede municipal é promulgado pelo Legislativo
por Gabriella Oliveira | Emenda à Lei Orgânica de Porto Alegre, é de autoria do vereador Clàudio Janta, Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, e determina ampliação gradativa da rede municipal para o turno integral.
Foi promulgada nesta segunda-feira (13/6), pelo poder Legislativo Municipal de Porto Alegre, a emenda que dispõe sobre o provimento de meios para que as escolas municipais passem, gradativamente, a funcionar em tempo integral. O projeto, de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, foi aprovado pelo plenário no dia 2 de junho.
Fica modificado o inciso 2º do artigo 179 da Lei Orgânica do Município, determinando que "as escolas municipais deverão ser providas de meios para que, progressivamente, funcionem em turno integral, consideradas as condições necessárias ao desenvolvimento do processo educacional".
A publicação no Diário Oficial do Município deve acontecer na próxima quarta-feira (15/6), quando a alteração passa a vigorar, efetivamente.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.