Varejo registra alta de 0,25% entre agosto e setembro
por Jousi Quevedo | Na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do varejo tiveram acréscimo de 7,05%. Em termos comparativos, o Brasil apresentou desempenho superior ao gaúcho, com alta interanual de 8,45%.
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE, a qual consulta estabelecimentos com 20 empregados ou mais, as vendas do varejo gaúcho registraram alta de 0,25% entre agosto e setembro, na série sazonalmente ajustada. Na comparação com igual mês do ano anterior, as vendas do varejo tiveram acréscimo de 7,05%. Em termos comparativos, o Brasil apresentou desempenho superior ao gaúcho, com alta interanual de 8,45%.
Com o resultado de setembro, as vendas do varejo gaúcho acumuladas no ano apresentaram leve desaceleração em relação a agosto, passando de 9,29% para 9,04%. Já no acumulado em 12 meses, o desempenho melhorou, subindo de 7,79% em agosto para 7,99% em setembro.
O desempenho ainda robusto do varejo, como já explicitado em notas anteriores, decorre, entre outros, do mercado de trabalho ainda aquecido, cuja taxa de desocupação encontra-se em patamar historicamente baixo, o que contribui para a elevação da massa de salários, impactando positivamente as vendas do varejo.
Adicionalmente, a atualização da amostra no início do ano pode ter superestimado o crescimento das vendas, contribuindo para taxas mais elevadas na comparação interanual.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.