Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas de shoppings crescem 8,6% no país em 2013, diz associação
por Gabriella Oliveira | Mercado registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões.
O mercado de shopping centers brasileiro registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).
O número, no entanto, representa um crescimento menor do que o observado em 2012, quando houve avanço de 9,97%. "O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia", avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.
Ao longo do ano passado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades.
A Abrasce preve crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.
O número de frequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhoes de visitas por mês em 2012 para 415 milhões mensais em 2013, crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.
Fora das capitais
O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Segundo a associação, pela primeira vez esse percentual é igual.
Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades do interior, diante de 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação. A interiorização seria uma tendência desses empreendimentos, diz a entidade.
Público
O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.
Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público", disse Veiga.
O sábado é o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reune 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.