Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas: Dia dos Pais movimenta mais de 53 milhões de reais no comércio de Porto Alegre este ano
por Jousi Quevedo | A expectativa de lojistas e comerciários se confirmou, houve aumento das vendas.
De acordo com a CDL Porto Alegre e o Sindilojas da Capital, o comércio movimentou mais de R$ 53,8 milhões, um crescimento de 7,3% comparado com o ano anterior. "Os pais estão cada vez mais presentes na vida dos filhos e no convívio com a família, o que gera uma tendência de que esta data figure entre as três principais do varejo nos próximos anos, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre. Hoje, o Dia dos Pais está em 5º lugar nas datas comemorativas, atrás ainda dos namorados e do dia das crianças.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, os empresários já notam a ampliação das oportunidades de negócios na data e se organizam para atrair o consumidor. "A cada ano, os lojistas percebem que o volume de vendas para o Dia dos Pais cresce e, por isso, têm investido mais na data, fazendo promoções e montando vitrines temáticas, como é habitual no Dia das Mães", observa.
Outro ponto que as entidades destacam é a maior participação das mães na compra dos presentes, o que há cinco anos, era liderado pelos próprios pais. Hoje, 30% dos presentes são com recursos dos filhos, 30% dos pais e 40% das mães. Este ano, o pico das vendas foi registrado no sábado, o que representou mais de 60% do faturamento. Mais de 45% dos consumidores foram às lojas de rua e mais da metade, aos shoppings da Capital. Confirmando a pesquisa encomendada pelas duas entidades, roupas, calçados e eletrônicos figuraram entre os três principais presentes.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.