Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Veto de Dilma ao 85/95 só será votado em agosto
por Gabriella Oliveira | A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação.
Na expectativa de conseguir um acordo com o governo, as centrais sindicais pediram ontem ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o cancelamento da votação do veto da presidente Dilma Rousseff a 85/95, previsto para o dia 14. Segundo a Agência Senado, Calheiros aceitou o pedido.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que as centrais optaram por tentar uma negociação com o governo. "Entendemos que seria importante ter na lei uma cláusula de atualização da 85/95, mas queremos que o governo mostre critérios técnicos",explicou.
A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação que dá benefício integral a partir de 2017. Essa fórmula é uma alternativa ao fator previdenciário. Com ela, o segurado que somar 85 (mulher) e 95 (homem) com sua idade e tempo de contribuição escapa do desconto do fator.
Segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), há a preocupação de o Senado manter o veto e enfraquecer a negociação. Ontem, na reunião, Renan Calheiros disse aos sindicalistas que a medida provisória ampliando o reajuste do salário mínimo a todos os aposentados do NSS deverá entrar na pauta de votações na semana que vem.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.