Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Veto de Dilma ao 85/95 só será votado em agosto
por Gabriella Oliveira | A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação.
Na expectativa de conseguir um acordo com o governo, as centrais sindicais pediram ontem ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o cancelamento da votação do veto da presidente Dilma Rousseff a 85/95, previsto para o dia 14. Segundo a Agência Senado, Calheiros aceitou o pedido.
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que as centrais optaram por tentar uma negociação com o governo. "Entendemos que seria importante ter na lei uma cláusula de atualização da 85/95, mas queremos que o governo mostre critérios técnicos",explicou.
A presidente enviou outra regra ao Congresso mantendo a fórmula 85/95, mas com um aumento de pontuação que dá benefício integral a partir de 2017. Essa fórmula é uma alternativa ao fator previdenciário. Com ela, o segurado que somar 85 (mulher) e 95 (homem) com sua idade e tempo de contribuição escapa do desconto do fator.
Segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), há a preocupação de o Senado manter o veto e enfraquecer a negociação. Ontem, na reunião, Renan Calheiros disse aos sindicalistas que a medida provisória ampliando o reajuste do salário mínimo a todos os aposentados do NSS deverá entrar na pauta de votações na semana que vem.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.